5 Estratégias para manter o equilíbrio das contas durante a pandemia
A pandemia transformou a vida das pessoas ao redor do mundo, que se veem obrigadas a passar mais tempo em suas residências e precisaram realizar diversas mudanças em seus hábitos e rotinas, entre elas, o equilíbrio das contas.
Essas alterações atingiram diretamente inúmeros setores da economia, inclusive causando impacto financeiro nos condomínios. Dessa forma, para sair do vermelho e manter a saúde financeira, cada vez mais síndicos e condôminos buscam soluções para enfrentar as dificuldades de tentar conciliar receitas e despesas.
Pensando nisso, elencamos 5 estratégias essenciais para manter o equilíbrio de custos e despesas durante a pandemia.
O fundo de reserva não precisa ser uma opção
Em momentos em que os boletos estão chegando, existe o acúmulo de contas e aumento da inadimplência, o pensamento imediato de muitos síndicos é recorrer ao fundo. Porém, este recurso deve ser utilizado de maneira inteligente e em casos específicos.
O fundo de reservas é o recurso para possíveis despesas extraordinárias que venham a fugir no planejamento orçamentário do condomínio, previsto na Lei nº 4.591/64, servindo como uma espécie de “poupança” que possui o objetivo de garantir a segurança financeira em casos de imprevistos, como o conserto de entupimento de tubulações, por exemplo.
Dessa maneira, em casos de inadimplência não se aplica a utilização do fundo de reservas, existindo diversas estratégias que podem ser elaboradas e executadas para sanar as necessidades do condomínio.
Estratégias para manter o equilíbrio das contas durante a pandemia
1. Revisar a previsão orçamentária
Em primeiro lugar, a previsão orçamentária do condomínio deve abranger elementos como:
- Folha de pagamento;
- Impostos;
- Contas de água e luz;
- Materiais de limpeza;
- Contrato com prestadores de serviço;
- Seguro;
- Manutenções preventivas.
Em períodos de pandemia, a análise do que foi orçado exigirá uma revisão e adequação à nova realidade do condomínio, que tanto pode exigir a redução de custos de alguns desses fatores como o aumento no valor de outros.
2. Acompanhar o fluxo de caixa
Mais do que nunca a análise e gestão do condomínio se faz essencial para que a sua saúde financeira seja mantida.
Uma das atividades essenciais para que isso seja garantido é o acompanhamento do fluxo de caixa.
Por meio desse acompanhamento será possível:
- Realizar uma inspeção minuciosa das entradas e saídas do condomínio;
- Identificar os principais gargalos e desperdícios;
- Facilitar a prestação de contas através do detalhamento das informações;
- Elaborar estratégias para otimização de recursos.
Durante esse processo, constantemente o síndico deverá trabalhar com o suporte de sua administradora. Nesse momento, é essencial saber que pode contar com o apoio de uma equipe capacitada e atualizada.
3. Promover ações para a conscientização de utilização de recursos
Quanto mais tempo as pessoas precisam passar em casa, maior o aumento com o consumo de recursos (água, energia e gás) e equipamentos do condomínio. Consequentemente, haverá um aumento nas despesas e no rateio entre condôminos.
Para incentivar um movimento de conscientização entre os moradores, os síndicos podem elaborar algumas ações, como:
- Apresentar o aumento das taxas e realizar a comparação com outros períodos;
- Elaborar informativos e comunicados;
- Verificar o funcionamento de máquinas e equipamentos, a fim de identificar possíveis vazamentos e desperdícios;
- Estimular práticas de coleta seletiva;
- Evitar o uso excessivo de elevadores e a realização de possíveis aglomerações;
- Promover o uso de escadas;
- Realizar o compartilhamento de boas atitudes entre os moradores nas redes de comunicação.
Já os condôminos poderão adotar ações em seu dia a dia que promovam a diminuição de desperdícios, como:
- Utilizar máquinas de lavar roupa e louças com sua capacidade máxima;
- Aproveitar a luz natural durante o dia;
- Em períodos de altas temperaturas, evitar o uso de aquecedores, bem como em períodos de baixas temperaturas, o uso de ar-condicionado.
- Evitar o desperdício de água e energia;
- Realizar o reaproveitamento de água para regar plantas;
- Comunicar sobre equipamentos danificados no condomínio;
- Diminuir a utilização de espaços como academias, piscinas e demais locais de lazer, a fim de reduzir custos e evitar aglomerações.
4. Observar a folha de pagamentos e contratos com terceiros
O síndico deve se manter atento a folha de pagamentos e aos contratos realizados com terceirizados do condomínio, acompanhando e elaborando táticas para a redução de custos, como:
- Elaborar uma escala bem planejada, a fim de evitar a realização de horas extras;
- Acordar folgas compensatórias ao invés da realização do pagamento em dinheiro;
- Evitar que os funcionários acumulem funções;
- Analisar a necessidade e frequência de mão-de-obra terceirizada, como serviços de jardinagem e higienização de piscinas.
Demissões e cancelamento de contratos somente devem ser considerados quando todas as alternativas forem esgotadas.
Isso porque além de serem procedimentos desgastantes, eles tendem a gerar encargos e multas que podem pesar no orçamento.
5. Manter o controle de inadimplência
O controle da inadimplência sempre foi um dos principais problemas enfrentados na gestão condominial.
Com o surgimento da pandemia e consequente desequilíbrio na economia o número de condomínios que estão fechando seus caixas no vermelho está cada vez mais alto.
Para diminuir o índice de inadimplência, algumas ações podem ser tomadas, como:
- Emitir e enviar boletos com antecedência;
- Promover campanhas de conscientização;
- Utilizar a tecnologia para facilitar o pagamento;
- Realizar a negociação de dívidas;
- Trabalhar com lembretes recorrentes sobre as datas de pagamento;
- Agilizar a realização de cobrança e pagamento;
- Trabalhar com o serviço de receita garantida.
A Holder, por exemplo, poderá ajudar e muito nesse tipo de situação!
Trabalhamos com uma régua de cobrança rigorosa e processos automatizados, além de possuirmos estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de garantir a eficiência durante a realização de cobranças.
Além disso, facilitamos o pagamento do condômino ao realizar a disponibilização de boletos por diversos formatos: plataforma de acesso, envio por e-mail e entrega no próprio condomínio.
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