Garantidora de condomínio: como funciona e quais as atribuições
A inadimplência é uma das principais preocupações dos síndicos e das administradoras de condomínio. Pois, para que as necessidades dos condôminos e os serviços necessários continuem acontecendo normalmente, é importante que não ocorram atrasos ou faltas de pagamento.
Sendo assim, a garantidora de condomínio vem para auxiliar e oferecer a cobrança garantida de condomínio. Ou seja, o trabalho dessa empresa assegura que a receita do condomínio seja mantida mesmo em caso de inadimplência.
Se você tem dúvidas sobre o tema ou quer aprofundar seus conhecimentos, continue a leitura e saiba quais são as atribuições da garantidora de condomínio.
Afinal, o que é uma garantidora de condomínio?
A garantidora de condomínio é uma empresa que tem a responsabilidade sobre a cobrança das taxas condominiais e do repasse do valor integral para a administração. Dessa maneira, mesmo que haja falta de cumprimento por parte e alguns moradores, o condomínio recebe normalmente a quantia do mês e, assim, não sofre desfalques.
Esse serviço de cobrança garantida oferece várias vantagens, pois a gestão sabe o valor exato que entrará no caixa do condomínio, sem se preocupar com o descumprimento de pagamentos. A garantidora assume o papel de posteriormente realizar as devidas cobranças.
Como funciona o serviço da garantidora?
Ao ser contratada, a garantidora de condomínio tem o encargo de realizar a emissão e o envio dos boletos de taxas aos moradores. Além disso, fica sob sua responsabilidade transferir para o condomínio toda a receita prevista para aquele período.
Em seguida, executa as cobranças de valores em atraso, com a multa e os juros correspondentes. Primeiramente os condôminos são notificados e, se não acontecer o pagamento, a garantidora negocia diretamente com eles, buscando chegar a um acordo de maneira amigável. No entanto, se houver necessidade, ela poderá recorrer à cobrança judicial.
Quais são as suas principais atribuições?
A garantidora de condomínio fica encarregada de exercer diversas funções para garantir mais tranquilidade ao síndico e à administradora. No entanto, muitas vezes, surgem dúvidas sobre quais seriam as suas reais atribuições. Veja, a seguir, quais são as obrigações dessa prestadora de serviços:
- emissão e envio dos boletos de taxas condominiais;
- repasse das taxas de forma integral e antecipada ao condomínio;
- controle de pagamentos e de inadimplências;
- envio de notificação aos moradores com taxas em atraso;
- cobrança dos valores em atraso de forma amigável;
- cobrança por via judicial quando necessário;
- prestação de contas e apresentação de relatórios.
O serviço de uma garantidora tem várias etapas, que são executadas de forma a garantir maior segurança e organização financeira ao condomínio. O síndico consegue planejar os gastos para a realização das melhorias e serviços necessários de maneira antecipada, pois sabe o valor exato que entrará nos caixas em cada mês.
Além disso, como a garantidora de condomínio fica responsável pela realização das cobranças, evita-se desgastes nas relações, custos extras ou perda de tempo com questões burocráticas.
Entendeu como funciona o serviço de uma garantidora de condomínio e como ele pode ser vantajoso? Acompanhe nosso Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade sobre temas como esse.