Métricas de Gestão Condominial – da análise à performance
Um condomínio é quase como uma empresa, e o responsável por ela precisa estar pronto para atender demandas burocráticas, jurídicas, financeiras e gerenciar conflitos.
De modo geral, essas são algumas das funções de quem é responsável pela gestão condominial, e que de tão complexa, está regulamentada através da Lei 10.406/2002.
Para entregar bons resultados ao condomínio, é importante que o gestor implemente métricas de gestão condominial. Os resultados dessas métricas, quando bem aproveitados, ajudam o responsável a tomar decisões mais assertivas.
Neste conteúdo, vamos apresentar algumas métricas importantes a serem consideradas, da análise à performance. Boa leitura!
Por que usar métricas de gestão condominial?
Administrar um condomínio envolve o cumprimento de tarefas e obrigações diárias, semanais e mensais. E o volume dessas atividades pode ser consideravelmente grande quando há um número expressivo de condôminos.
Por isso, implantar métricas de desempenho sobre os serviços efetuados no condomínio, garante que a gestão condominial seja realizada de forma transparente e eficiente.
Principais métricas e como analisá-las
A performance da gestão condominial depende de uma análise eficiente dos resultados obtidos a partir das métricas implementadas. Veja então, quais são as principais métricas e como usá-las a favor do condomínio:
1 – Indicador de Inadimplência
A taxa média de inadimplência condominial no Brasil é de 15%. E esse é um dos principais problemas dos condomínios, e que compromete seriamente a saúde financeira do empreendimento residencial.
Dito isso, o gestor pode, de maneira prática, criar uma planilha com todas as informações de inadimplência dos condôminos: dias de atraso, recorrência, valores de multa e juros, entre outros.
O que fazer com essas informações
Em posse dos resultados desta métrica, o gestor condominial pode tomar algumas ações:
- Negociar, de forma amigável, com os inadimplentes;
- Prever futuros desfalques no caixa;
- Promover ações que incentivem o pagamento em dia.
2 – Indicador de fluxo de caixa
[Text Wrapping Break]A gestão do fluxo de caixa é fundamental para garantir a saúde do condomínio. Por isso, essa é uma das métricas de gestão condominial mais importantes.
Aqui, devem ser avaliadas todas as movimentações financeiras realizadas pelo condomínio, como entradas e saídas.
O que fazer com essas informações
O resultado entregue a partir dessa métrica de gestão condominial, permite que o responsável consiga tomar ações de maneira mais consciente.
Com isso, o gestor pode:
- Controlar datas de pagamentos evitando atrasos que podem gerar multas e juros;
- identificar a necessidade de corte de gastos;
- Se há reserva para investir em melhorias.
No entanto, a melhor decisão a se tomar é contratar uma empresa que antecipe a receita, permitindo que o condomínio sempre tenha dinheiro em caixa. Neste caso, conte com a Holder Financeira, que oferece uma solução que entrega tranquilidade e segurança ao condomínio.
3 – Indicador de rotatividade de funcionários
Essa é uma métrica que deve ser gerada e acompanhada de perto, porque a rotatividade de funcionários pode impactar no bom funcionamento das atividades dentro do condomínio.
Acompanhar o cumprimento das horas e atividades, são um dos ítens que devem ser avaliados junto aos funcionários. Mas outras questões também devem ganhar atenção:
- Desempenho do trabalho em equipe;
- Cordialidade com os condôminos;
- Qualidade na entrega das atividades.
O que fazer com essas informações
Algumas ações podem ser colocadas em práticas a partir dos resultados obtidos, como:
- Inclusão de controle automatizado de ponto;
- Rotina de feedbacks (tanto para funcionários, como para a empresa que terceiriza a mão de obra);
- Ações para reter talentos.
4 – Indicador de manutenção predial
Essa é a métrica de gestão condominial que garante a segurança de todos os que vivem ou trabalham no condomínio. Além disso, garante que ações preventivas evitem gastos maiores no futuro.
Alguns levantamentos são importantes:
- Número de ações preventivas ou corretivas realizadas por período;
- Prazo para resolução dos problemas;
- Recorrência de problemas.
O que fazer com essas informações
A principal ação a se tomar aqui, é criar um calendário exclusivo para a manutenção predial. Ele pode ser criado em uma planilha ou o gestor pode optar pelo uso de softwares de gestão, que garantem mais segurança no cumprimento dos prazos de manutenção.
Como melhorar a performance da gestão condominial?
Garantir que o condomínio tenha uma boa performance, principalmente financeira, demanda muito trabalho e uma administração eficiente.
Por isso, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como a Holder Financeira. Com as nossas soluções, seu condomínio sempre terá dinheiro em caixa para garantir que as obrigações legais sejam cumpridas e para que melhorias sejam realizadas a partir dos resultados das métricas de gestão condominial.
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